Mercado Para o MySQL



Vamos começar esse artigo de maneira muito positiva e antes de divulgar qualquer informação vamos chegar à uma conclusão: o mercado de TI é promissor. E o de DBA, que segue a mesma linha, também é.
Por que podemos afirmar isso? Em 2014 a profissão de DBA foi a melhor posicionada, com a melhor média salarial, em um levantamento feito pela Catho, um site especializado em classificados de currículos e vagas de emprego. Na época, o salário chegou à média de quase 6 mil reais.
A mesma pesquisa ainda comprovou que um profissional do Banco de Dados que tenha certificações tinha uma média de salário muito maior: 7,2 mil reais enquanto que um profissional sem nenhuma formação acadêmica recebia apenas 3,3 mil reais.
Já nos dias atuais é só fazer uma rápida busca pela internet e verificar que há um intervalo muito grande entre os menores e os maiores salários. Quando lemos “Gerente de Bancos de Dados”, vimos que os salários médios ficam em torno de 8 mil reais. Já quando buscamos por “Auxiliares de Banco de Dados”, os valores ficam em uma média bem menor, de aproximadamente, 1 mil.
Essa grande diferença existem por alguns motivos bem específicos, como o nível de graduação do profissional – como vimos acima – ou também como derivante do tempo de experiência desse trabalhador – que é o que vamos explicar abaixo.

Qual é a média salarial de um DBA

quanto-ganha-um-dba
O que você quer mesmo saber é “Qual é a média salarial de um DBA hoje”?
Bom, segundo o site Catho, o salário médio para um profissional de DBA no Brasil atualmente é de 4,6 mil reais. Você pode ter pensado: “Ah, então, um DBA realmente não ganha bem”.
Tudo depende do ponto de vista e da sua comparação, caro leitor. A Revista Examedivulgou uma lista com as profissões mais lucrativas em 2016 e a primeira delas foi a de Diretor de Distressed Credit, que fatura uma mensalidade de 45 mil reais. Se comparado com ela, realmente o salário de um DBA não é dos melhores.
Agora, veja bem, esse valor de 4,6 mil reais é uma média. Com o tempo e com as qualificações necessárias, você pode dobrar de salário. Leia o artigo até o final e entenda o porquê.
Vamos ressaltar aqui que, quanto à essa média nacional, há variações conforme a região e as oportunidades do mercado. Por exemplo, como vimos no artigo anterior, a capital paulista é a que mais oportunidades têm e também, justamente por isso, a que possui a melhor média salarial.
Além disso, como aprendemos no artigo anterior, dentro da profissão de DBA existem alguns sub cargos, tais como Estagiário, Júnior, Pleno, Sênior e Master. Assim, encontramos no Sine (Site Nacional de Empregos), uma pesquisa salarial feita com mais de 2,7 mil salários e que se equivaleu dos salários pretendidos e as contribuições salariais. Veja o resultado, em reais!

Salário de Administradores de Bancos de Dados conforme o nível de experiência!

1 – DBA Estagiário

  • Empresa de Pequeno Porte: 2,3 mil
  • Empresa de Médio Porte: 3 mil
  • Empresa de Grande Porte: 4 mil

2 – DBA Júnior

  • Empresa de Pequeno Porte: 2,9 mil
  • Empresa de Médio Porte: 3,8 mil
  • Empresa de Grande Porte: 4,9 mil

3 – DBA Pleno

  • Empresa de Pequeno Porte: 3,7 mil
  • Empresa de Médio Porte: 4,7 mil
  • Empresa de Grande Porte: 6,2 mil

4 – DBA Sênior

  • Empresa de Pequeno Porte: 4,6 mil
  • Empresa de Médio Porte: 5,9 mil
  • Empresa de Grande Porte: 7,7 mil

5 – DBA Especialista (Master)

  • Empresa de Pequeno Porte: 5,7 mil
  • Empresa de Médio Porte: 7,4 mil
  • Empresa de Grande Porte: 9,6 mil
Observação importante. Aqui não estamos especificando as formações acadêmicas, como fizemos no início do texto. Lá, podemos ver que quanto mais aprofundado o profissional é, maior o salário dele. Ou seja, um profissional que tenha certificações receberá mais do que um que não possui elas. Aqui, definimos apenas pela experiência profissional.
Ou seja, a experiências – em anos – foi definida da seguinte forma:
  1. Estagiário – até 2 anos
  2. Júnior – 2 a 4 anos
  3. Pleno – 4 a 6 anos
  4. Sênior – 6 a 8 anos
  5. Especialista – mais de 8 anos
Já os critérios para o porte da empresa, seguiram os seguintes valores:
  • Empresa de Pequeno Porte – Receita Bruta Anual de até 500 mil reais
  • Empresa de Médio Porte – Receita Bruta Anual de 500 mil até 5 milhões reais
  • Empresa de Grande Porte – Mais de 5 milhões reais

Existem oportunidades no Mercado para um DBA

como-funciona-o-mercado-de-dba
O que os especialistas dizem é: “É necessário conhecer outros bancos de dados”. Por que estamos dizendo isso? Porque os valores salariais se alteram conforme a especialização do profissional.
É simples! Para vocês terem uma noção, definimos alguns tópicos sobre alguns bancos. Por exemplo, você que é da área de TI já deve ter se perguntado: “Microsoft x Oracle: qual DBA ganha mais”? Os tópicos abaixo vão responder, de forma indireta, à essa questão.

MySQL

É o SGBD mais popular e mais utilizado no mundo por empresas de pequeno até de médio porte. Uma variação dele é o PostgreDQL, um software livre. Por ser o mais utilizado, ele se torna uma obrigação para qualquer DBA.

DB2

É um SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) produzido pela IBM. São usados em um simples PDA (computadores de mão) até em potentes mainframes e funcionam com servidores Unix, Windows e Linux.

Oracle e Microsoft SQLServer

São softwares mais caros, portanto, muito utilizados em empresas de grande porte. Óbvio que aqui, os profissionais mais atuantes, recebem salários maiores. Observação: Tanto Oracle quanto Microsoft possuem versões gratuitas, mas elas são usadas apenas para estudo.

MongoDB e Cassandra

Seguem o estilo NoSQL e é utilizado quando a empresa necessita de um banco de dados estruturado com padrões NoSQL. Algumas empresas que utilizam essa tecnologia são: Google, Facebook e Twitter.
Em resumo…
O que podemos concluir é que existe uma média salarial defasada para os DBAs, infelizmente, dependendo da região e do mercado. Ainda mais quanto visto que, nas grandes pesquisas, as médias de salários dos DBAs estão sempre no topo da lista dentro da área de TI. E, de fato, a realidade nem sempre é essa.
No entanto, por outro lado, podemos verificar também uma crescente quanto às oportunidades dessa área. Como os investimentos, crescem exponencialmente as novas tecnologias e, com isso, surgem novas ramificações de cargos também.
Para tanto, a dica você já sabe: mantenha-se atualizado, sempre! Busque estar atento à sua rede de contatos e aprender o máximo possível conquistando sua experiência anual.
O que você achou desse artigo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião, ela é muito importante para que possamos melhorar ainda mais o nosso conteúdo e se ele foi útil para você não deixe de compartilhar o conteúdo assim outras pessoas também nos conhecem e isso nos ajuda a transmitir ainda mais a nossa mensagem pelo mercado de TI.

Postar um comentário

0 Comentários